Extensão Estágios e Egressos
Professor Orientador

PROFESSOR ORIENTADOR

orientador

Qual o papel do professor orientador da instituição de ensino?

O professor orientador deve ser da área a ser desenvolvida no estágio, e será o responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário (inciso III, art. 7º da Lei 11.788/2008).

O que compete ao Professor Orientador do Estágio?

seta

I - Proceder à entrevista inicial com o estagiário bem como realizar as avaliações necessárias;

II - Orientar a elaboração do Plano de Estágio, no que diz respeito à sua forma e conteúdo;

III - Discutir com os estagiários os diversos enfoques que um trabalho pode ter, sugerindo as adaptações necessárias aos objetivos da organização;

IV - Auxiliar o estagiário na identificação e seleção de bibliografia necessária ao planejamento e desenvolvimento da atividade de estágio;

V - Orientar a elaboração do Plano de Estágio, no que diz respeito à sua forma e conteúdo, o acompanhamento à distância do aluno durante a execução do estágio, na elaboração do Relatório e sua revisão, bem como presidir a Comissão de Avaliação.

VI - Orientar, supervisionar e avaliar as pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos;

VII - Acompanhar, à distância, o aluno durante a execução do estágio,

VIII - Efetuar o controle de frequência aos encontros de trabalho, de discussões e reuniões, dos alunos estagiários;

IX - Manter contato com o Gestor responsável da empresa onde será realizado o estágio;

X - Avaliar os relatórios entregues pelos alunos e empresas;

XI - Orientar os alunos estagiários quanto à elaboração do relatório final de estágio, que deverá ser apresentando para Banca de Apresentação de Estágios.

XII - Presidir a Comissão de Avaliação final do Estágios por meio de uma banca de apresentação de estágios.

XIII - Estar atento à postura ética que o trabalho requer.

XIV - Cumprir e fazer cumprir a legislação e o regulamento do estágio.

XV - É obrigatória a presença do aluno estagiário, conforme cronograma estabelecido pelo professor orientador, nas seguintes atividades:

I - Na orientação inicial, antes da realização dos estágios;

II - Nas reuniões de avaliação de trabalho e discussões;

III - Na banca de avaliação final do estágio.