Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Bovinocultura
Bovinocultura
Coordenadores: Prof. Gustavo Augusto de Andrade
Alan Andrade Mesquita (Zootecnista)
E-mails: gustavo.andrade@ifsuldeminas.edu.br    alan.mesquita@ifsuldeminas.edu.br
Telefone: (35) 3295-9700

O Setor de Bovinocultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado existe desde a fundação da ainda Escola de Iniciação Agrícola de Machado, em 1957. Dedicado à bovinocultura leiteira, o setor têm como objetivo o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, servindo de base para as aulas teórico/práticas em bovinocultura, forragicultura, produção animal, bovinocultura de leite e de corte.

Em média, conta com 40 vacas em lactação, mas pode chegar a 55. A ordenha rende de 900 a 1600 litros de leite diariamente. A maior parte da produção leiteira é beneficiada no laticínio do Câmpus, sendo transformada em queijos, iogurtes, doce de leite e derivados. O excedente é comercializado em laticínios da região.

A maioria dos animais fica confinada em galpões cobertos, no chamado sistema free stall. Os mais jovens são criados em liberdade. O diferencial das crias é o trabalho realizado com 100% de inseminação artificial, com genética de altíssima qualidade, que prevê a autoimunidade transmitida dos touros para as crias que são da raça holandesa, em sua maioria, e girolanda. Todas as fêmeas são aproveitadas e os machos descartados.

 Cursos atendidos

O Setor de Bovinocultura atende os cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, o Superior em Engenharia Agronômica e a Pós-Graduação em Produção Animal. Os responsáveis pela área são o professor Gustavo Augusto de Andrade, com apoio do zootecnista Alan Andrade Mesquita.

 

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino