Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Equinocultura
Equinocultura

Coordenadora: Profª. Daiane Moreira Silva

E-mail: daiane.moreira@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: (35) 3295-9700

Criado em 2005, o setor de Equinocultura do IFSULDEMINAS – Campus Machado tem como finalidade proporcionar, além de aulas práticas, atividades como equitação, equoterapia, doma racional e cursos como casqueamento e ferrageamento. O setor visa proporcionar aprendizado prático em Equinocultura para os estudantes dos cursos compatíveis com a área, desenvolver pesquisas científicas e promover a extensão do Câmpus Machado até a comunidade de Machado e região.

A Equinocultura conta com oito cavalos, sete machos e uma fêmea, sendo que dois machos são da raça Quarto de Milha e os outros animais não possuem raça definida. Atualmente, outros quatro equinos, três machos e uma fêmea, todos sem raça definida, pertencentes a pequenos produtores rurais, estão sendo domados através de um projeto de extensão.DSC00349 2

A manutenção do setor é realizada pela professora e coordenadora da Equinocultura, por um técnico em Equinocultura e também por um técnico em Agropecuária. A coordenadora busca promover cursos, aulas e atividades práticas, orientar projetos de pesquisa e extensão, monitorar bolsistas atividade, organizar e administrar o setor de forma geral, e promover a integração entre os alunos envolvidos. O técnico em Equinocultura auxilia em todas as atividades equestres que envolvem os estudantes e maneja o setor. O técnico em Agropecuária, por sua vez, realiza tarefas de manutenção das instalações e cuidado com os equinos, além de auxiliar os estudantes em atividades práticas.

Desde sua criação, o setor já passou por algumas mudanças e melhorias. A última conquista foi a construção de um escritório, dois banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais e um consultório com finalidade de desenvolver o programa de extensão em Equoterapia (Saiba mais sobre a Equoterapia do Campus Machado clicando aqui!). Além disso, uma pista de areia está sendo construída e idealiza-se a implantação de uma sala de aula e de um laboratório de reprodução.

O setor de Equinos está dividido da seguinte forma: baias e piquetes para alojar os animais; duas pistas de areia, sendo que uma está em construção, para equitação e Equoterapia; um redondel para doma e treinamento dos animais; banheiros, escritório e consultório para equoterapia; sala para guardar encilhamentos; casa de moradia para os estudantes que desenvolvem atividades no Setor de Equinocultura; e sala da coordenação.

Os cursos que usufruem da estrutura do setor são os cursos de Técnico em Agropecuária (integrado e subsequente ao ensino médio), Engenharia Agronômica, Licenciatura em Ciências Biológicas e Especialização em Produção Animal. As disciplinas ministradas no local são: Equinocultura, Atividades de Pesquisa, Extensão e Cultura (APEC) em Equinocultura e algumas aulas práticas da disciplina Fisiologia Animal Comparada.

Veja também:

Equinocultura do Campus Machado presta serviços de casqueamento e ferrageamento de cavalos

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino