Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Suinocultura
Suinocultura

Coordenador: Prof. Níkolas de Oliveira Amaral

E-mail: nikolas.amaral@ifsuldeminas.edu.br 

Telefone: (35) 3295-9700

 

O setor de Suinocultura foi implantado no IFSULDEMINAS – Campus Machado em 1976, na época do Ginásio Agrícola de Machado, pelo técnico administrativo e hoje professor na área de Zootecnia, Silas Pereira Caixeta.

Na unidade educativa de produção de suínos, são desenvolvidas aulas práticas, a fim de demonstrar aos alunos o funcionamento de uma granja e preparar melhor os futuros profissionais que irão atuar na atividade suinícola. Além disso, no setor são desenvolvidas pesquisas aplicadas com o intuito de gerar novas tecnologias na área de nutrição, reprodução, sanidade e manejo de suínos. Outro ponto importante do setor é a difusão das tecnologias desenvolvidas para produtores, técnicos e estudantes através de cursos, dias de campo, palestras, artigos científicos e boletins técnicos.

A Suinocultura do Campus Machado conta com a atuação direta de um professor responsável que é Zootecnista e doutor em Nutrição de Monogástricospor1 (Prof. Níkolas de Oliveira Amaral); 2 Técnicos em Agropecuária (Robson David Souza e Matheus de Lima Domingues), 1 Estagiário e 20 alunos do Grupo de Estudos em Suinocultura (alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Agronomia).

Para atender o novo desafio proposto para o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Brasil no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, em 2012 foram realizadas obras de reestruturação na unidade educativa de produção de suínos do IFSULDEMINAS – Campus Machado. Destaque para:

  • Reforma do escritório, sanitários e sala de reuniões;

  • Reforma das 2 salas de maternidade;

  • Construção de 2 salas de creche;

  • Construção de 1 galpão para crescimento e terminação;

  • Reforma e ampliação do setor de reprodução, que inclui as gaiolas de gestação, baia de reprodutores e baia de coleta de sêmen;

  • Implantação de um laboratório para análise e processamento de sêmen (laboratório de Inseminação Artificial).

A capacidade atual do setor é de 60 matrizes, o que representa uma produção anual de aproximadamente 1700 suínos. Os cursos que usufurem do setor são: Curso Técnico em Agropecuária Integrado e Subsequente, Agronomia e Pós-graduação em Produção Animal. As disciplinas ministradas no local são as de Suinocultura e Nutrição de Monogástricos.

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino