Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Fotos do Campus Lab. de Ciências Humanas
Lab. de Ciências Humanas

Coordenador: Davidson Rodrigues

E-mail: davidson.rodrigues@ifsuldeminas.edu.br

Telefone: (35) 3295-9700

Desde o dia 1º de abril de 2013, o IFSULDEMINAS – Campus Machado ganhou um novo espaço para o saber. Começou a funcionar no Instituto o Laboratório de Ciências Humanas (LabCH). Com o objetivo de agregar as disciplinas de Sociologia, Filosofia, Geografia e História, o laboratório conta com mesas circulares, acervo de mapas, documentos e espaço multimídia.

Os alunos do 1º ano do curso Técnico em Informática iniciaram as atividades através de um trabalho sobre as riquezas culturais da cidade de Machado. Também foi montado um grupo de estudos sobre as condições de vida dos jovens machadenses moradores dos bairros mais marginalizados. O Coordenador do LabCH, o Professor de História, Davidson Rodrigues, comenta que outra iniciativa é a parceria firmada com a Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico do IFSULDEMINAS (CPPHI) para, entre outras ações, auxiliar na organização do futuro museu do Câmpus por meio do levantamento e correto manuseio de documentos e objetos antigos. DSCF5410

A professora de Geografia, Maria Liliana do Amaral Resende, assim como os demais professores das Ciências Humanas do Câmpus, também fará uso do Laboratório. Muito satisfeita com a novidade, ela pretende implantar uma APEC (Atividades de Pesquisa, Extensão e Cultura) de teatro. Disse que, juntamente com os seus alunos, já definiu uma peça infantil a ser trabalhada: “O rapto das cebolinhas”, da autora Maria Clara Machado. A meta do novo grupo de teatro é apresentar as peças em outras escolas municipais e regionais. Maria Liliana almeja ainda utilizar os recursos do laboratório para tornar mais prazeroso o aprendizado da Geografia. Para a professora, o LabCH “se constitui num espaço qualificado para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

O Coordenador do LabCH explica que o Laboratório de Ciências Humanas é uma estratégia de articulação dessas ciências no Instituto, congregando professores do Campus Machado e dos outros Campus. O Professor Davidson destaca o projeto vem sendo discutido e apoiado pela Diretoria do Câmpus desde 2012. A princípio, o espaço será reservado para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Contudo, já estuda-se a possibilidade de estender o local para os professores e estudantes dos cursos noturnos de licenciatura.

O aluno do primeiro ano do curso Técnico em Informática, Leonardo Ramos de Paiva, acredita que “o laboratório é importante, porque agora temos um espaço pra desenvolver a área de Ciências Humanas que engloba várias disciplinas. Podemos nesse espaço observar os mapas, analisar documentos e trabalhar em grupo que é o mais importante para aprendermos a viver em sociedade.” A colega de turma de Leonardo, a estudante Anael Noronha, também está empolgada com o LabCH: “Esse laboratório é muito legal, porque diferencia da sala de aula convencional e podemos trabalhar em grupo. Discutimos sobre patrimônio histórico, sobre história e o ambiente de trabalho em equipes ajuda. Cada grupo discute e depois desenvolve questões para os outros grupos responderem”.

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino