ead-if3

  

Ambiente-virtual-campus-machado

   estacao-cultura

 fadema

 selo-acesso1

dominio-publico

 CAPES

sisreq2

ouvidoria

O Instituto
O Instituto

Em 2008, o Governo Federal deu um salto na educação do país com a criação dos Institutos Federais. Através da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, 31 centros federais de educação tecnológica (Cefets), 75 unidades descentralizadas de ensino (Uneds), 39 escolas agrotécnicas, 7 escolas técnicas federais e 8 escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formarem os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Vista do Cmpus CapaNo Sul de Minas, as Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, tradicionalmente reconhecidas pela qualidade na oferta de ensino médio e técnico, foram unificadas. Nasce, assim, o atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS.

Hoje, o IFSULDEMINAS oferece cursos de ensino médio integrado, técnico, cursos superiores de tecnologia, licenciatura, especialização, pós-graduação e cursos de Educação a Distância. Além dos câmpus de Inconfidentes, Machado e Muzambinho, o IFSULDEMINAS também possui câmpus em Poços de Caldas, Pouso Alegre e Passos, além de Núcleos Avançados e Polos de Rede nas cidades da região.

A Reitoria interliga toda a estrutura administrativa e educacional dos campus. Sediada em Pouso Alegre, sua estratégica localização permite fácil acesso aos campus e unidades do IFSULDEMINAS. A missão do Instituto é promover a excelência na oferta da educação profissional e tecnológica em todos os níveis, formando cidadãos críticos, criativos, competentes e humanistas, articulando ensino, pesquisa e extensão e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Sul de Minas Gerais.

Em todo o Brasil, os Institutos Federais apresentam um modelo pedagógico e administrativo inovador. São mais de 40 unidades, com mais de 300 câmpus em todos os estados.

 
História

foto0002

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado foi inaugurado oficialmente como Escola de Iniciação Agrícola de Machado em 03 de julho de 1957. Pelo Decreto nº 53.558 de 14 de fevereiro de 1964, foi transformado em Ginásio Agrícola de Machado e, pelo Decreto nº 83.935 de 04 de setembro de 1979, passou a denominar-se Escola Agrotécnica Federal de Machado. Hoje é uma autarquia Federal vinculada à SEMTEC/MEC sob a égide da Lei Federal nº 8.731 de 16 de novembro de 1993.

O IFSULDEMINAS - Campus Machado, atento às transformações do mundo moderno, aos novos paradigmas da Educação Nacional e às crescentes exigências do mundo do trabalho, oferece aos seus alunos formação permanente, para aquisição de competências e habilidades do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver no mais amplo sentido do desenvolvimento pessoal, social e profissional.

 

Confira, abaixo, mais fotos históricas do Campus!

 

Atividades de Alunos

Foto - 30

Banda

foto0009

Bombeiros

Bombeiros0014

Construções

Foto - 13

Encontro de Ex- Alunos

Foto - 9

Esportes

002

Eventos e Reuniões

foto0001

Exposições e Teatro

foto0005

Feira de Biologia

foto0017

Ginásio

Vista Panormica

Setores

foto0068

Veículos e Prédios Antigos

foto0003

Apresentação de Alunos

foto0010

 

 


 

sele instituto federal

selo rede de ensino