Notícias Notícias 2016 Sistema de Informação
Sistema de Informação

Sistemas de Informação

O Bacharelado em Sistemas de Informação tem como objetivo preparar profissionais que estejam aptos para atuar com pesquisa, desenvolvimento e gestão de tecnologias de informação nas organizações. Tais profissionais deverão compreender uma sólida formação técnico-científica de informática e teoria de sistemas para solucionar problemas e facilitar o dia a dia, seja de uma empresa ou de pessoas, criando um espaço mais organizado, ágil e eficiente. Podendo atuar na criação de programas de prestação de serviços (de bancos, supermercados etc); desenvolvimento de aplicativos para celulares; emissão de pareceres técnicos sobre sistemas de informação; consultoria e/ou assessoria em questões informacionais; entres outras modalidades que envolvam softwares, redes computacionais e banco de dados.

O curso

Possui duração mínima de oito semestres, sendo ministrado no período matutino, na modalidade presencial. O ingresso é realizado pelo processo seletivo que ocorre anualmente, com 40 vagas. Segundo o coordenador, Fabio Junior Alves, “o compromisso do IFSULDEMINAS - Campus Machado é formar alunos que serão disputados pelo mercado. Entre seus diferenciais está a preparação para o trabalho com novas tecnologias aplicadas às empresas e outras instituições”.

Estrutura

O aluno conta com laboratórios de informática específicos, um vasto acervo de livros técnicos, professores qualificados, visitas técnicas, projetos de extensão e Empresa Jr. A ideia não é somente trabalhar a formação, mas inseri-los no mercado profissional, antes mesmo da conclusão do curso.

Mercado

O mercado de Sistemas de informação se mostra amplo e promissor. No campus Machado, o estudante conta com a infraestrutura para que se haja uma aprendizagem eficiente para o domínio do desenvolvimento de sistemas computacionais, integrando software, banco de dados e redes de computadores. Assim, podem atuar em indústrias de tecnologia da informação, centros de tecnologia de empresas públicas ou privadas, organizações de comercialização de produtos de computação, prestadoras de serviço de informática, dentre outras diversas possibilidades.