ead-if3

sisreq2

Notícias Noticias 2017 Bosque dos 60 anos
Bosque dos 60 anos

Campus Machado realiza o plantio de árvores  nativas que simbolizam os 60 anos da instituição.

DSC 0953No segundo dia das atividades comemorativas do aniversário de 60 anos do IFSULDEMINAS – Campus Machado, 04/07, foi feita a instalação do Bosque com o plantio de 60 árvores nativas, que simbolizam os anos de história da instituição. As espécies plantadas foram: Magnólia, Paineira Rosa, Canela Sassafrás, Pau Ferro, Oiti, Jatobá, Jequitibá e Pau-Brasil. A ação foi promovida pela comissão de Meio Ambiente e Saúde, composta pelos servidores Karla Palmieri Tavares, Cloves Gomes e Rúbia Paiva, que contaram com o apoio do Horto Florestal de Machado, por meio de Lourenço Leal, com a doação das mudas. Já o professor Walnir Gomes Ferreira Júnior auxiliou na identificação e escolha das espécies. O Coordenador de Produção, professor Nikolas Amaral e o servidor Antônio Carlos Estanislau auxiliaram na execução do trabalho. Já os estudantes de biologia também participaram de todo o processo.

Para o Diretor Geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, as árvores possuem um simbolismo muito forte. “As árvores representam o crescimento e a produção do saber da nossa instituição”.  A professora e organizadora da ação, Karla Palmieri Tavares, diz ser importante o registro dessa data com uma ação como esta. “O campus já promove vários projetos ambientais  e essa atividade é uma forma de representarmos essa área da escola e demonstrar a importância que o meio ambiente tem aqui”, afirma.DSC 0240

Segundo o servidor Antônio Carlos Estanislau, uma instituição que completa 60 anos, com o desenvolvimento que se tem hoje é emocionante. “Na época de Escola Agrícola ela já se destacava e com a mudança para Instituto a escola decolou. É imensamente satisfatório fazer parte deste grupo. E com o plantio das árvores, que poderão durar centenas de anos, daqui um tempo poderemos vê-las e lembrarmos desse dia de comemoração tão especial”.

O professor Renato Magalhães de Carvalho acredita que o campus possui uma importância muito grande para ele,  para Machado e para muitas outras pessoas em relação ao ensino-aprendizagem, pesquisa e extensão.  “O bosque traz um valor simbólico. Daqui a um tempo, poderei passar por aqui e me lembrar que plantei uma árvore, que simboliza todos esses anos”.  Já o discente Diego Alves Pereira, representante dos alunos, diz que plantar uma árvore é um sinal de esperança.

Após a atividade no Bosque dos 60 anos houve apresentações artísticas feitas pelos alunos do técnico e superior no espaço sociocultural. As apresentações incluíram coral, apresentação solo e em grupo, emocionando os presentes. A coordenação desta atividade, que faz parte do projeto cultural IFMusic, ficou por conta do professor Weverton Souza e de seu assistente Tiago Veloso.

Durante todo o dia a comissão preparou, também, uma tenda da saúde que estará em frente a secretaria de extensão, com amostras de remédios feitos com plantas medicinais, uma apresentação do Museu de Ciências Naturais e uma van da Unimed, aferindo a pressão.

Texto: Jacssane Andrade
Revisão: Camilo Barbosa