Estágio

Estudantes de Zootecnia do campus Machado  participam de  projeto em zoológico de Varginha.

Entre os dias 10 e 14 de Julho, as estudantes dos curso de Zootecnia,  Bianca Arakaki e Lucíola Barros, realizaram um estágio no Parque Zoobotânico Municipal Doutor Mário Frota, em Varginha. Neste período,  acompanharam o sistema de nutrição, manejo, educação ambiental e enriquecimento. A bióloga responsável, Jaara Cardoso, o médico veterinário, Marcos e a estagiária, Tatiane Barbosa, formada em biologia pela Universidade Federal de Lavras, acompanhou as discentes em suas atividades.
Foi realizado um projeto específico de enriquecimento e educação ambiental. O funcionamento ocorreu da seguinte forma: durante três dias foram usadas técnicas de enriquecimento alimentar para os macacos pregos, devido ao fato deles possuírem maior capacidade social, já que interagem facilmente com o público e, também, com objetos, por serem extremamente curiosos. Foram usadas quatro técnicas, em que se colocava na dieta  o uso de pinhas, melancia, cipó e uma caixa de papelão. Essas atividades foram acompanhadas por escolas, em sua maioria com crianças com faixa etária de 4 a 16 anos, o que fez parte da educação ambiental.
A finalidade foi desenvolver um maior bem estar aos animais em cativeiro, tendo em vista que recebem suas dietas de forma fácil e não tão complexa como seria em seus habitats naturais. Esses desafios que o enriquecimento traz, faz com que os bichos expressem comportamentos específicos de suas espécies. Logo após realizadas todas as etapas, as estagiárias começaram a escrever um artigo.
Segundo a aluna Bianca Arakaki, esta oportunidade favorece um maior conhecimento na área de animais silvestres. “Tivemos a oportunidade de nos aprofundar mais sobre como funciona um zoológico, quebrando certos tabus de seu funcionamento, tanto administrativo, como do seu manejo.

Texto:  Prof.a Ariane Borges
Revisão: Camilo Barbosa