Notícias Noticias 2017 Piscicultura
Piscicultura

Professores do Campus Machado fazem visita à empresa Aquaminas, para estreitar parceria público-privada.

DSC 0386Na manhã desta quinta-feira, 10/08, os professores Thiago Bernardes Fernandes Jorge e Deliane Cristina Costa, acompanhados do técnico em agropecuária Greney Alves, estiveram na sede da Aquaminas, produtora de alevinos e peixes ornamentais, em Poço Fundo. A visita técnica serviu para o levantamento de informações sobre equipamentos e formas de produção, que possam ser implementadas na piscicultura do campus. “Além disso, viemos agradecer, em nome da direção, a doação de 300 matrizes de tilápias, feita pela Aquaminas à escola”, explicou Thiago.

Parceiro do campus Machado há mais de quatro anos, o grupo permite visitas técnicas dos estudantes, além de atuar em eventos do IF, colaborando com palestras e outras atividades.

Segundo Grenei Alves, “a doação foi muito importante, porque vai possibilitar as aulas práticas com incubação de ovos em laboratório, coleta e seleção de alevinos, bem como a separação entre machos e fêmeas, o que dará um ganho no aprendizado”.

A piscicultura existe na instituição de ensino desde a década de 1960. Atualmente, são 8 tanques de alvenaria e 18 tanques escavados em terra, além de seis açudes. O setor está em fase de reestruturação, com obras em fase final nos laboratórios.

Projeto de extensão

17 alunos participam do projeto de aquicultura, coordenado pelos docentes Thiago e Deliane. Além disso, discentes de Zootecnia, Agronomia e Técnico em Agropecuária também tem disciplinas específicas sobre o tema. Os interessados em participar do projeto devem enviar e-mail para: thiago.jorge@ifsuldeminas.edu.br ou procurar os professores no paiolzinho.

Parceria

DSC 0332José Salles Alvim Júnior, um dos proprietários da Aquaminas, é ténico em agropecuária e biólogo formado pelo IFSULDEMINAS – campus Machado. “Minha história com o instituto vem de longe. Me formei lá e meu carinho pela escola é grande. A instituição e seus professores prezam muito pela gente e pela qualidade do ensino. Isso faz com que gostemos e tentemos sempre ajudar”, disse.

O envolvimento de Deliane com os peixes deu-se já na graduação, como zootecnista, e foi aprofundada no mestrado e doutorado. “Estamos muito animados com os investimentos feitos pelo campus no setor. Por isso, estamos ampliando essa parceria público-privada, que tem sido incentivada pelo IF em várias áreas. Isso vai possibilitar com que os acadêmicos vivenciem as diversas etapas da criação, em um ciclo completo da espécie tilápia”.

O contato do professor Thiago com a empresa é mais longo. Vem desde as pesquisas de seu doutorado. “Minha área é nutrição e alimentação de peixes, diferente de Deliane, que atua com reprodução. Desde a graduação venho trabalhando com diversas espécies. No mestrado estudei o surubim e, no doutorado, tilápias. O potencial do mercado de peixes no Brasil é enorme. Além da água doce, temos uma costa imensa e um público cada vez mais consciente sobre o consumo desta carne tão nobre e saudável”.

A Aquaminas

DSC 0320“A ideia da criação da Aquaminas surgiu há 20 anos, quando meu pai criava frangos de corte e não tínhamos como aproveitar o subproduto das aves. O gosto pelo peixe surgiu daí. Amávamos pescar e tínhamos uma criação em casa. Quando meu pai ia buscar alevinos, muita gente pedia para que trouxesse para eles também. Daí, vimos uma oportunidade de mercado”, explicou José Salles Jr.

São mais de 20 espécies desenvolvidas pelo grupo, com destaque para as tilápias. No entanto, também é possível encontrar o pacu, piauçu, matrinxã, carpas ornamentais entre outros. “Fornecemos para pequenas propriedades rurais, pesqueiros, produtores... atendendo os sonhos e as vontades de cada consumidor, que tem o prazer de criar seus peixes em suas propriedades”, completou Jr.

Atualmente as vendas ocorrem nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://pisciculturaaquaminas.com.br, pelo telefone (35) 99962-0634, ou na sede, localizada na zona rural de Poço Fundo, no km 60, MG 179.

Texto: Ascom Machado
Edição Joomla: Diego Souza