Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

E-Social

IFSULDEMINAS – Campus Machado, Fadema e Cidersu capacitam servidores públicos com o curso E-Social.

DSC 0604Na manhã da última sexta-feira, 08/12, aconteceu no IFSULDEMINAS – Campus Machado o curso de E-Social. Ele foi ofertado para capacitar servidores de prefeituras que trabalham nos setores financeiros. O objetivo é tornar conhecida essa ferramenta, bem como seu funcionamento e as exigências de uso no mercado de trabalho. O software será implantado a partir de janeiro de 2018 nas empresas do setor privado e, em janeiro de 2019, nas do setor público. A capacitação ocorre por meio de uma parceria que surgiu da demanda dos Consórcios Intermunicipais para o Desenvolvimento Regional Sustentável – Cidersu. Ele é formado por 14 cidades da microrregião e tem como finalidade desenvolver projetos de sustentabilidade e na área ambiental.

Segundo o portal esocial, “o Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio dele, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS”.

No mês passado foi realizada uma apresentação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa e Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) em Carvalhópolis, onde está localizada a sede do consórcio. A atividade foi feita pelo Diretor Presidente da Fundação, Luciano Olinto Alves e pelo Secretário Executivo, Christoffer Carvalho. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos da Fundação de Apoio e do Instituto Federal aos membros do consórcio. Segundo Christoffer, “a capacitação objetiva economia e adaptação às novas teorias. O Instituto Federal é o responsável pela equipe técnica e pela infraestrutura necessária para a execução”.

Para Luciano Olinto “a parceria é de extrema importância pois visa capacitar dezenas de profissionais do setor financeiro das prefeituras e de órgãos públicos regionais. Essa oportunidade gera novos projetos e permite alcançar ainda mais atividades para o bem público”.

Depoimentos

Para o servidor da Prefeitura de Poço Fundo, Luiz Flávio de Souza “é importante se capacitar, pois se trata de uma exigência dos órgãos controladores. Com esse curso podemos ver o que está sendo feito até o momento e as mudanças que irão ocorrer, bem como sanar as dúvidas decorrentes da adaptação”.

Segundo o especialista em Administração e um dos facilitadores do curso esocial, Matheus Ramos Trolezi, “o objetivo principal é mostrar aos participantes a mudança e os impactos que trará às prefeituras, consórcios e câmaras municipais. Será uma transformação a qual os órgãos públicos e privados deverão aderir para atender ao novo plano”.

Já Raquel Martins, especialista em Recursos Humanos, destaca que “trará garantias de que todas as obrigações trabalhistas serão cumpridas por qualquer órgão que emprega. Já para as empresas garante que os recolhimentos e encargos sociais estão em dia”. Saiba mais sobre esocial em: http://portal.esocial.gov.br/institucional/conheca-o

Texto e fotos: Diego Souza

Revisão: Camilo Barbosa

comunica.machado@ifsuldeminas.edu.br

11/12/2017

 

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino