Notícias Noticias 2017 CECANE IFSULDEMINAS
CECANE IFSULDEMINAS

Equipe do CECANE IFSULDEMINAS reúne-se com gestores da FADEMA para avaliação do projeto em 2017.

DSC 0719Na manhã desta quarta-feira, 12/12, a equipe de gestão da FADEMA e seu diretor presidente, Luciano Olinto Alves, reuniram-se com o grupo que atua no CECANE IFSULDEMINAS. Eles avaliaram as ações desenvolvidas nos municípios mineiros durante o ano de 2017. O IFSULDEMINAS instituiu o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar – CECANE - por meio de convênio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os CECANEs são fruto de parcerias firmadas entre o FNDE e instituições federais de ensino superior, para desenvolver ações de monitoramento, assessoria e capacitação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa tem como objetivo ofertar refeições que atendam as necessidades nutricionais dos estudantes, bem como promover a educação alimentar e nutricional.

No IFSULDEMINAS toda a gestão da CECANE é realizada por meio da FADEMA, instalada no campus Machado. O IF tornou-se pioneiro dentre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na aquisição de alimentos da agricultura familiar. No Brasil há 15 CECANES em funcionamento e apenas um em um instituto federal. O centro atendeu, em 2017, a 130 cidades, capacitando 588 atores sociais entre nutricionistas, cozinheiros, secretários de educação, organizações, agricultores familiares entre outros.

Luciano Olinto destacou o papel da Fundação como parceira do IF em diversas atividades. “No caso do CECANE, é mais uma frente de trabalho voltada a agricultura familiar, de forma inédita junto a Rede Federal de Educação Profissional. Isso nos credencia para atuar em ações correlatas em todo o país”.

Segundo o coordenador de gestão do CECANE – IFSULDEMINAS, Rogério Robs, “a FADEMA é uma entidade com histórico de idoneidade, realizando trabalhos administrativos e financeiros nos projetos com compras, importações, contratação de pessoal, contabilidade e prestação de contas, sempre respeitando os ditames legais. Neste sentido, a contratação da fundação possibilitará aos servidores e profissionais o foco nas atividades, com maior produtividade”.

Saiba mais sobre os CECANES

Além de dar apoio técnico e operacional na gestão do PNAE ao FNDE, os centros colaboradores realizam pesquisas e desenvolvem projetos e produtos relacionados à segurança alimentar e nutricional. Todas as despesas com a contratação de pessoal e gastos com as atividades dos agentes em campo são custeadas pelo FNDE. Conheça as ações do PNAE: em http://www.fnde.gov.br/programas/pnae

Texto e fotos: Ascom Machado

Editor Joomla: Diego Souza