Notícias Noticias 2017 Escola Limpa
Escola Limpa

Alunos criam projetos que visam a conscientização sobre a limpeza na comunidade escolar.

Os alunos do 2º ano de técnico em Alimentos, do campus Machado, produziram diversos materiais de conscientização para que  a comunidade escolar não jogue seus resíduos em locais que degradam o ambiente e que provocam desconforto visual. As atividades aconteceram durante o segundo semestre deste ano na disciplina de gestão ambiental, ministrada pela professora Ariane Borges. Segundo ela, “são muitos copos descartáveis, sachês de catchup, guardanapos e vários outros materiais deixados em cima das mesas, chão e nos jardins da instituição. Nos trabalhos, os discentes fazem um apelo a se jogar o lixo dentro dos diversos coletores espalhados pela instituição”.

Os trabalhos foram:

Grupo 1: Palestra no alojamento feminino.

O objetivo foi ressaltar às internas a responsabilidade do descarte correto de resíduo reciclável e não reciclável que são enviados para a Associação Machadense de resíduos sólidos (AMARE). Houve, também, colagem de cartazes identificando os resíduos recicláveis dos não  em cima dos coletores distribuídos nas dependências da escola.

Grupo 2: Produção de um curta-metragem

Com o objetivo de  mostrar a paisagem da escola antes do intervalo e após o intervalo das aulas, no qual pode-se visualizar os resíduos no pátio escolar. O vídeo teve como meta flagrar  esta atitude e sensibilizar a todos a importância de se manter o ambiente limpo. Confira o curta aqui: (https://drive.google.com/folderview?id=12AsH5kcqBXn1j77WKMmaZLQQeCyZAnJz)

Grupo 3: Realização oficinas de brinquedos com materiais recicláveis.

O grupo realizou oficinas de brinquedos com materiais recicláveis na Escola Estadual Dom Pedro l. Os alunos do projeto explicaram como os resíduos recicláveis podem ser reutilizados e servir de diversão para os participantes.

Grupo 4: Maquete da área da secretaria escolar.

Uma maquete foi feita comparando uma mesma área com resíduos pelo chão e sem resíduos. Usou-se a  seguinte pergunta: Qual escola você prefere? Este trabalho buscava a sensibilização dos frequentadores em manter o ambiente limpo.

Grupo 5: Produção de coletores de lixo a partir de garrafas Pets.

Os alunos do 1º ano de técnico em alimentos produziram sete coletores que foram distribuídos pela escola.

Texto: Jacssane Andrade (com informações de Ariane Borges)

Revisão: Camilo Barbosa

18/12/2017