Notícias Notícias 2018 Intercâmbio
Intercâmbio

IFSULDEMINAS - Campus Machado recebeu grupo de intercambistas do Rio de Janeiro.

Intercâmbio.-001Enquanto grande parte dos alunos aproveitam sua merecidas férias, o Campus Machado não parou. Ele recebeu um grupo de estudantes do IFRJ - Campus Pinheiral para a realização de um estágio, de 15 a 19/01. Foram cinco alunas do curso técnico em agropecuária, duas técnicas em meio ambiente e uma técnica em alimentos.

A parceria entre os Institutos foi possível por intermédio do professor Dr. Marcos Fabio Lima, ex-aluno do campus, tendo realizado o curso Técnico em Agropecuária, ainda na época da Escola Agrotécnica Federal de Machado. Hoje, ele atua como docente na área de produção animal, no IFRJ, e é presidente do Comitê Estadual de Sanidade Avícola, COESA-RJ.
Em 2017, dois discentes do Campus Machado realizaram um estágio no Campus Pinheiral, desempenhando atividades na avicultura de corte. Após esse vínculo, foi confirmada a possibilidade de realização do intercâmbio, desta vez, em Machado.

O grupo foi acompanhado e coordenado pelo professor Alexandre Tavares Ferreira. Segundo ele, as alunas realizaram atividades práticas nos setores da agroindústria: produção de queijos, iogurtes e processamento de carnes; atividades no setor de avicultura, suinocultura, equinocultura, ovinocultura, bovinocultura de leite e processamento de café. “A finalidade deste intercâmbio foi integrar o conhecimento teórico das intercambistas ao desenvolvimento prático das atividades no IF Machado. Neste período, participaram de ações de cafeicultura, plantações de milho e soja e bovinocultura de leite, áreas que são consideradas expressivas na nossa região. A troca de informações e práticas entre os Institutos Federais fortalecem o ensino e a prática desenvolvidos em ambos”.

Texto: Jacssane Andrade - com informações do NIPE.
Revisão: Camilo Barbosa.
Fotos: NIPE