Notícias Notícias 2018 Band no Campus
Band no Campus

Equipe da TV Bandeirantes faz reportagem sobre pesquisa desenvolvida com suínos no IFSULDEMINAS - Campus Machado.

DSC 0980A equipe do Grupo Band MG, programa Brasil Rural, esteve mais uma vez no campus Machado para novas reportagens. Dessa vez, conheceram o experimento de um acadêmico de Zootecnia que garante conforto aos suínos, com a regulação térmica. O equipamento desenvolvido no instituto federal está em fase de testes. Ele mantém a temperatura ambiente e pode ser regulado. Um termostato liga automaticamente quando o local fica mais quente, ventilando o suíno separadamente e garantindo menor estresse. Assim, a matriz alimenta-se normalmente e não perde peso, garantindo a melhor amamentação dos filhotes. Nos primeiros levantamentos, suínos sem o equipamento perderam 16 kg em 21 dias, enquanto que os que usavam o resfriador perderam apenas 0,5 kg. Ou seja, um ganho de 15,5 kg. Os filhotes também ganharam peso de 400 gramas na comparação.

Os materiais usados são de baixo custo, como pvc. Um aparelho custa, em média, R$ 150,00 possibilitando seu uso em pequenas propriedades e melhorando os ganhos dos produtores. O programa Brasil Rural é exibido pela TV Bandeirantes, todos os domingos, às 8h30 e pela TV Plan, de Poços de Caldas.

Texto e fotos: Ascom Machado

Editor Joomla: Diego Souza