Tecnologia

Projeto desenvolvido por alunos de diversos cursos do campus Machado recebe certificado de registro pelo INPI.

O projeto de software “Simulador para tamanho de parcelas experimentais”, desenvolvido por alunos do campus Machado, recebeu o Certificado de Registro de Programas de Computador, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No planejamento experimental agropecuário é necessário determinar qual será o tamanho de uma parcela, ou seja, quantas plantas, por exemplo, receberão o tratamento e serão efetivamente avaliadas para gerar os dados com os quais serão feitos os testes estatísticos. Quanto maior a parcela, melhor. Mas, existem limites orçamentários e, também, foi provado que não existe uma relação linear. Assim, existem métodos de calcular qual o melhor tamanho que gere o menor erro experimental. O aplicativo objetiva ajudar os pesquisadores da área agropecuária a minimizar os erros. Isso porque, na maioria das vezes, o tamanho de parcela empírica (sem uso de alguma metodologia) é maior do que o necessário.

O trabalho foi desenvolvido em parceria com discentes bolsistas, coordenado pela professora Katia Alves Campos e co-orientado pelo docente Fábio Júnior. As estudantes de agronomia Tamiris Aparecida dos Santos e Nelson Henrique Maganhoto ajudaram a delimitar o problema e fazer os testes. O layout foi desenvolvido pelo graduando em licenciatura em computação, Alceu Rodrigues Cardoso e a programação realizada pelo aluno do 3° ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Arian Alves.

Cada etapa foi aprovada com bolsa de iniciação científica a partir dos editais 21/2015 - Programa Institucional de Incentivo ao Desenvolvimento de Inovação Tecnológica, NIPE 01/2015 - Fomento Interno Machado e 13/2015 - PIBIC-EM CNPq.

Em breve será disponibilizado um manual para utilização do software. Até lá, em caso de dúvidas, os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail: katia.campos@ifsuldeminas.edu.br

Texto: Jacssane do Couto (com informações professora Katia Alves Campos)
Revisão: Camilo Barbosa
28/03/2018