Notícias Notícias 2018 Comitê de Ética em Pesquisa
Comitê de Ética em Pesquisa

Campus Machado recebe presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do IFSULDEMINAS.

DSC 1003Na quarta-feira, 04/04, a presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFSULDEMINAS, professora Dra. Heloisa Turcatto Gimenes Faria, realizou uma apresentação para a comunidade acadêmica do campus Machado. A agenda de apresentações seguirá por todos os campi, com a proposta de apresentar o Comitê e sanar as dúvidas acerca dos projetos de pesquisas que envolvam, direta ou indiretamente, seres humanos.

Segundo Heloísa, o CEP é novo no IFSULDEMINAS. Ele foi tramitado de 2016 a 2017, passando pela aprovação do Conselho Superior - CONSUP e credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Em seguida, todos os membros participaram de um treinamento e no final de novembro do ano passado entrou em exercício. “Consideramos que o Instituto está no início dos seus trabalhos com pesquisas. Agora é que estamos fortalecendo essa política através das pós graduações lato sensu e stricto sensu. Com isso sentimos a necessidade da criação desse comitê. Sua visão é inteiramente focada no participante da pesquisa, com análises em seus direitos e se está sendo eticamente preservado. É muito importante para o IFSULDEMINAS ter o seu próprio CEP para facilitar os trâmites das avaliações que, geralmente, são demoradas. Conhecendo a nossa realidade conseguimos dar mais agilidade a todo o processo”.
Para a Diretora de Desenvolvimento Educacional e integrante do Comitê, professora Dra. Aline Manke, o CEP dará mais celeridade nas avaliações dos projetos. “Enquanto ele não existia na nossa instituição, os trabalhos eram encaminhados a outros comitês de outras instituições em que não tínhamos acesso às agendas. Já com o nosso, as reuniões serão mensais”.

Sobre o Comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP IFSULDEMINAS foi instituído por aprovação do Conselho Superior e é administrado diretamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), com base nas legislações vigentes. Tem composição multidisciplinar com participação de pesquisadores de inúmeras áreas do Campus Passos, Machado, Inconfidentes e Muzambinho, além do representante de usuários, que contempla a comunidade local.
O CEP tem por finalidade fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes da pesquisa envolvendo seres humanos, realizadas por docentes, alunos dos cursos técnicos subsequente ou integrado, de graduação e pós-graduação do Instituto, bem como pesquisadores de outras instituições. Salvaguarda os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, bem como, contribui para a qualidade das pesquisas e seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade. Além disso, contribui para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
O CEP, para o IFSULDEMINAS, tem importância para todos os pesquisadores que trabalham com quaisquer pesquisas que envolvam seres humanos, seja esta direta ou indireta. Esta pesquisa, não é realizada somente pelas áreas da saúde. O CEP institucional deverá revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo os seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes. Terá também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração. É regulado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Esta é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS. Contato: cep@ifsuldeminas.edu.br

Fonte: Reitoria IFSULDEMINAS

Texto: Jacssane Andrade