Ouça a Rádio Estação Cultura 96,3 FM

  ambiente virtual

ESTAÇÃO CULT

FUNDAÇÃO

ACESSO A INFOR

DOMINIO PUB

CAPES

sisreq

ouvidoria

 

Notícias Notícias 2018 Comitê de Ética em Pesquisa
Comitê de Ética em Pesquisa

Campus Machado recebe presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do IFSULDEMINAS.

DSC 1003Na quarta-feira, 04/04, a presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFSULDEMINAS, professora Dra. Heloisa Turcatto Gimenes Faria, realizou uma apresentação para a comunidade acadêmica do campus Machado. A agenda de apresentações seguirá por todos os campi, com a proposta de apresentar o Comitê e sanar as dúvidas acerca dos projetos de pesquisas que envolvam, direta ou indiretamente, seres humanos. 

Segundo Heloísa, o CEP é novo no IFSULDEMINAS. Ele foi tramitado de 2016 a 2017, passando pela aprovação do Conselho Superior - CONSUP e credenciado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Em seguida, todos os membros participaram de um treinamento e no final de novembro do ano passado entrou em exercício. “Consideramos que o Instituto está no início dos seus trabalhos com pesquisas. Agora é que estamos fortalecendo essa política através das pós graduações lato sensu e stricto sensu. Com isso sentimos a necessidade da criação desse comitê. Sua visão é inteiramente focada no participante da pesquisa, com análises em seus direitos e se está sendo eticamente preservado. É muito importante para o IFSULDEMINAS ter o seu próprio CEP para facilitar os trâmites das avaliações que, geralmente, são demoradas. Conhecendo a nossa realidade conseguimos dar mais agilidade a todo o processo”.
Para a Diretora de Desenvolvimento Educacional e integrante do Comitê, professora Dra. Aline Manke, o CEP dará mais celeridade nas avaliações dos projetos. “Enquanto ele não existia na nossa instituição, os trabalhos eram encaminhados a outros comitês de outras instituições em que não tínhamos acesso às agendas. Já com o nosso, as reuniões serão mensais”.


Sobre o Comitê

O Comitê de Ética em Pesquisa - CEP IFSULDEMINAS foi instituído por aprovação do Conselho Superior e é administrado diretamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), com base nas legislações vigentes. Tem composição multidisciplinar com participação de pesquisadores de inúmeras áreas do Campus Passos, Machado, Inconfidentes e Muzambinho, além do representante de usuários, que contempla a comunidade local.
O CEP tem por finalidade fazer cumprir os aspectos éticos das normas vigentes da pesquisa envolvendo seres humanos, realizadas por docentes, alunos dos cursos técnicos subsequente ou integrado, de graduação e pós-graduação do Instituto, bem como pesquisadores de outras instituições. Salvaguarda os direitos e a dignidade dos participantes da pesquisa, bem como, contribui para a qualidade das pesquisas e seu papel no desenvolvimento institucional e social da comunidade. Além disso, contribui para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
O CEP, para o IFSULDEMINAS, tem importância para todos os pesquisadores que trabalham com quaisquer pesquisas que envolvam seres humanos, seja esta direta ou indireta. Esta pesquisa, não é realizada somente pelas áreas da saúde. O CEP institucional deverá revisar todos os protocolos de pesquisa envolvendo os seres humanos, cabendo-lhe a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética a ser desenvolvida na instituição, de modo a garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes. Terá também papel consultivo e educativo, fomentando a reflexão em torno da ética na ciência, bem como a atribuição de receber denúncias e requerer a sua apuração. É regulado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP. Esta é uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS. Contato: cep@ifsuldeminas.edu.br

Fonte: Reitoria IFSULDEMINAS

Texto: Jacssane Andrade
Revisão: Camilo Barbosa
Fotos: Diego Souza
05/04/2018
comunica.machado@ifsuldeminas.edu.br

 

 

sele instituto federal

selo rede de ensino