Notícias Notícias 2018 Campus em obras
Campus em obras

IFSULDEMINAS – Campus Machado mantém o ritmo acelerado e trabalha em diversas obras e investimentos.

Horta

DSC 0112O setor de olericultura do campus é um dos destaques. Nele está sendo construída uma base para instalar uma caixa de água de 5 mil litros. Ela será usada nas atividades práticas e possibilitará desenvolver pesquisa em hidroponia e o cultivo protegido, na casa de vegetação. Ainda estão sendo montadas a infraestrutura para receber um sistema de bombeamento de solução em água, com sala de apoio.

O local vem sendo reestruturado há um ano devido ao novo trevo, cuja passagem se dá pela área antiga na qual estavam instaladas as casas de vegetação e a horta. As aulas de olericultura são ministradas, atualmente, pelo professor Luis Lessi, com apoio do técnico em agropecuária Jonathan Ribeiro de Araújo. O campus Machado produz: alface, chicória, couve, rúcula, salsinha, cebolinha, repolhos verde e roxo, berinjela, beterraba, abóbora, quiabo e pepino. Tudo é destinado ao refeitório, auxiliando na alimentação das centenas de alunos. As duas casas de vegetação estão sendo preparadas para instalar a hidroponia, na qual serão cultivadas alface, rúcula e chicória. O setor envolve discentes do curso técnico em agropecuária e do superior em agronomia. Segundo Jonathan, “o tempo de instalação é curto e estamos nos ajustando. Porém, já temos bons resultados. A inovação agora é a hidroponia, que facilitará a produção de várias culturas o ano todo”.

Uma área de fruticultura também está sendo preparada no local, que já conta com três variedades de laranja. Mudas de maracujá estão prontas e, dentro em breve, serão produzidas frutas vermelhas como amora, mirtilo e framboesa, explicou Jonathan.DSC 0020

Setor de Transporte

A ampliação do escritório de atendimento ao usuário, a criação de cantina para motoristas internos e externos e a construção de um novo banheiro estão em fase avançada.

Ciências Humanas

DSC 0025O antigo espaço que servia às Ciências Humanas está sendo adaptado para para atender às necessidades da Gerência de Tecnologia da Informação (GTIC). As salas abrigarão uma central que englobará o planejamento e desenvolvimento, com todo o setor de manutenção e atendimento ao usuário. A sala de professores de humanas foi realocada para o prédio em que se encontra a coordenação geral de ensino, no antigo setor de saúde. Já o laboratório de humanas vai ser realocado para o salão pedagógico, com toda a infraestrutura.

Laboratório de solos e foliaresDSC 0162

O laboratório passa por ampliação, com a construção de uma sala de 65m². Ela servirá para as atividades de análise de solo e foliares, além das aulas práticas e pesquisas.

Plantio de árvores

DSC 0141Como forma de compensação pelas obras do trevo, foram plantadas no campus 1.050 mudas de árvores nativas, em áreas de proteção ambiental permanente. São espécies como: Cedro, Angico, Ingá, Oiti, Pau Ferro, Ipê amarelo, Alecrim de campinas, Palmeira Jussara, Palmeira Gerivá, Jatobá, Óleo de Copaíba, Arataí, Jequitibá, Paineira, Guanandi e etc.

Trevo de acessoDSC 1050

Foram retomados os serviços. As máquinas estão recuperando a sub base, afetada pelas enxurradas, e lançando a base para a implantação do asfalto. Os meio fios extrusados (em concreto) estão sendo instalados e a guarita está fase de pintura e de instalação elétrica.

Texto e fotos: Ascom Machado

Editor Joomla: Diego Souza