Notícias Notícias 2018 Doação de Sangue
Doação de Sangue

IFSULDEMINAS - Campus Machado promove campanha de doação de sangue.

O IFSULDEMINAS - campus Machado convida a todos os servidores e terceirizados a participarem de sua Campanha de Doação de Sangue, que será feita no dia 15/06. Os interessados em doar devem entrar em contato com a servidora Maria Gessi, pelo e-mail: maria.teixeira@ifsuldeminas.edu.br ou pelo ramal 9788, até o dia 12/06.

A saída dos doadores para o Hospital Alzira Velano, em Alfenas, será às 7h30, do dia 15/06, em transporte fornecido pelo Instituto Federal. A iniciativa da atividade é do Comseg e da Comissão de Qualidade de Vida, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Informações importantes aos doadores

O que é preciso para doar?

• Ter e estar com boa saúde.
• Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária, AIDS e lepra.
• Ter idade entre 16 e 70 anos.
• Homem: pesar acima de 50kg e mulher: acima de 52kg.
• Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, uso de drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS).
• Apresentar documento de identidade oficial, com foto.
• Não estar gripado ou resfriado.
• Não estar grávida ou amamentando.

Preparação para doação:

• Dormir bem na noite anterior à doação.
• Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
• Tome café da manhã normalmente.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho.

O objetivo desta data é homenagear os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vidas.

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.