Notícias Notícias 2018 Alfabetização Científica
Alfabetização Científica

Projeto de biologia do Campus Machado incentiva crianças e jovens a conhecerem a ciência.

Favorecer a alfabetização científica por meio de visitas escolares a museus, de forma interativa e emocional, é um dos objetivos do projeto desenvolvido pela aluna e bolsista de Biologia do Campus Machado, Paloma Fernandes, 21. As atividades são realizadas no Museu de Ciências Naturais José alencar de Carvalho e reúnem crianças com idade entre 7 e 13 anos. Segundo destaca a bolsista, "são 13 integrantes do projeto social Resgatando Vidas, que visa oferecer-lhes atividades educativas, sob orientação do pastor Hugo Félix".

Paloma explica que durante as visitas são promovidas aulas e debates, incentivando o desenvolvimento do senso crítico, o conhecimento e divulgando a importância da ciência na vida. O projeto está registrado no campus e é realizado desde fevereiro.

Metodologia

Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, com a duração de duas horas. A cada dia são trabalhadas temáticas variadas como os biomas brasileiros e sua importância. "Sempre utilizo um material didático, elaborado como forma de nortear os participantes diante do acervo. Estudamos e debatemos sobre as temáticas e depois partimos para uma atividade prática. Sinto que as crianças mostram grande entusiasmo e interesse. Pelos seus relatos, observo que aprendizagem se torna mais interessante e de fácil compreensão", detalha Paloma.

WhatsApp Image 2018-06-18 at 14.16.14

WhatsApp Image 2018-06-18 at 14.13.40 3

Texto: Ascom Machado (com informações Paloma Fernandes dos Santos Alves)

Editor Joomla: Diego Souza