Notícias Notícias 2018 Curso de Taxidermia
Curso de Taxidermia

Estudantes do campus Machado ministram curso de taxidermia a alunos do campus Inconfidentes.

IMG 20180616 142817995Os estudantes do IFSULDEMINAS Campus – Machado, Diego Alves Pereira (Licenciatura em ciências biológicas) e Darcio Alves Braga Filho (Engenharia Agronômica), monitores do “Museu de Ciências Naturais José Alencar de Carvalho”, ministraram o curso: “Princípios, conceitos e importâncias ecológicas da taxidermia em animais vitimas de atropelamento”. A atividade foi voltada aos discentes dos cursos superiores de Biologia e Gestão Ambiental do Campus – Inconfidentes, durante os dias 15,16 e 17/06.

O trabalho contou com aula teórica, abordando a história da preservação e conservação de coleções biológicas, conceitos, normas e técnicas da taxidermia com animais silvestres no Brasil, e a relação da taxidermia com a educação ambiental. Na parte prática fizeram a taxidermia de um quati de cauda anelada, um gambá de orelha preta, um cachorro do mato e uma jararaca, sob orientação. No final, em uma dinâmica, o grupo taxidermizou sozinho um gambá de orelha branca.

Para a aluna de Biologia de Inconfidentes, Glaucia Stefani Santos, “trata-se de uma ferramenta que possibilita a preservação de espécimes vítimas de atropelamento, que tem como finalidade a exposição artística e educacional”.

Segundo Diego Alves Pereira, “o proposito é ensinar, por meio da taxidermia, ações que sensibilizem as autoridades ao desenvolvimento de medidas que minimizem os impactos causados à fauna silvestre”.

Texto: Diego Alves Pereira

Revisão: Camilo Barbosa