Notícias Notícias 2018 Aprovação em Mestrado
Aprovação em Mestrado

Estudante de Zootecnia do IFSULDEMINAS - Campus Machado é aprovada no mestrado da UFLA.

DSC 0724Mais uma estudante do IFSULDEMINAS - campus Machado é aprovada no mestrado da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Dessa vez foi a acadêmica do curso de Zootecnia, Thais Oliveira Silva, 25, de Congonhal. "Antecipei os estágios e a defesa do meu TCC para que pudesse concluir o curso com 9 períodos, já que são 10", explicou. Ela foi aprovada na linha de pesquisa em Produção e Nutrição de Aves e Suínos. As aulas devem ter início já em agosto.

Processo Seletivo

A seleção teve início em maio deste ano, sendo dividida em três fases. A primeira foi uma avaliação em inglês, com nota mínima de aprovação em 60%. A segunda foi relacionada a conhecimentos específicos de zootecnia, com nota mínima de 50%. A última foi uma entrevista realizada por três profissionais da área de não ruminantes (professores e pesquisadores da UFLA), com nota mínima para a aprovação de 70%.

Segundo Thais, o apoio dos professores e do instituto federal foram importantes em sua aprovação. "A instituição proporciona um maior contato entre os docentes e alunos, além dos grupos de estudos proporcionarem maior conhecimento, podendo relacionar bastante a teoria com a prática. Outro fator importantíssimo é a abertura que a instituição nos dá para a realização de pesquisas. Eu, por exemplo, tive a disponibilidade de utilizar a suinocultura e a fábrica de ração do campus para pesquisas científicas, além de ter a ajuda dos servidores e de todos os alunos do grupo de estudos GEPES", disse.

Ela conta que teve o auxílio direto dos professores Nikolas e Letícia Amaral em suas pesquisas, para que prosseguisse na suinocultura. "Quanto aos planos futuros, espera se especializar na área e, após isso, fazer o doutorado, seguindo carreira acadêmica.

Sobre o curso de Zootecnia

"Para mim, não teria curso melhor que esse. Os mestres são muito bons; nos auxiliam dentro e fora de sala. Permitem ter um contato muito grande com os setores produtivos; nos levam a outras fazendas e granjas para aprendermos mais sobre a realidade de outras propriedades... Nos auxiliam no momento de procurar estágios, nos dão abertura para escolhermos a área que queremos trabalhar, enfim, se o aluno souber aproveitar as oportunidades que o IFSULDEMINAS proporciona, com certeza, sairá realizado daqui e pronto para qualquer coisa, tanto o meio acadêmico, quanto o mercado de trabalho".

Para o coordenador geral de produção, Nikolas Amaral, "Thais sempre se mostrou interessada em aprender; participou ativamente das atividades e teve ótimo relacionamento com os colegas. No ano passado foi bolsista de iniciação científica da Fapemig e assumiu a coordenação do GEPES. O êxito na seleção do mestrado é fruto do trabalho e dedicação dela. Espero que desenvolva ainda mais seu potencial e que tenha bastante sucesso nessa nova etapa".

Segundo a professora Letícia Amaral, co-orientadora da acadêmica, "a aluna se envolveu desde cedo em pesquisa com manejo na granja e vimos sua evolução no período. O mérito de sua aprovação foi devido ao envolvimento e entrega nas atividaddes do grupo, que trabalha muito a prática. Ela evoluiu bastante ao longo dos anos e no próprio TCC, além de aprender a lidar com gestão de pessoas o que, creio, a ajudou bastante a se organizar para expor ideias na entrevista, na qual a banca conhece realmente os candidatos, seu autocontrole e o nível de informação sobre itens técnicos".

Texto e foto: Ascom Machado

Editor Joomla: Diego Souza