Notícias Notícias 2018 II Dia do Espanhol
II Dia do Espanhol

II Dia do Espanhol traz cinema, música, dança e teatro ao IFSULDEMINAS - Campus Machado.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 14.23.50Nesta última quinta-feira, 20/06, o IFSULDEMINAS - campus Machado comemorou a 2ª edição do Dia do Espanhol. A atividade foi organizada pela professora Aline Renó e contou com a colaboração dos estudantes do médio e do superior. O objetivo, além da integração entre os discentes que já estudaram a língua e os que ainda a estudam, foi divulgar a riqueza cultural do idioma.

As atividades começaram às 13h30, com uma sessão de cinema do filme de animação: Viva – A Vida é Uma Festa. Ele traz, de maneira lúdica, a cultura mexicana, sobretudo a Festa do Dia dos Mortos. Em seguida, às 16h, os alunos puderam participar de uma aula de zumba, com Tiago Brasier.

No período noturno aconteceram as atividades de dança, teatro e música com a apresentação das alunas da professora Kátia Papini (CIC), do grupo The MOB (projeto de dança da docente Letícia Sepini), danças diversas, stand up da série La Casa de Papel, Teatro da Turma do Chaves, tango argentino e apresentação do Estúdio de Dança Flamenca Júnia de Deus, escola localizada em Pouso Alegre. Para fechar a noite o cantor Lucas Ley e a acadêmica Jessica Quintiliano (curso de Biologia), juntamente com discentes do campus Machado, cantaram diversos temas em espanhol, como Despacito (Luis Fonsi), Havana (Camila Cabello), Perro Fiel (Shakira), entre outros.

Segundo Aline Renó, esse é um evento que veio para se fixar ao calendário. “Esse tipo de iniciativa permite que o ensino-aprendizagem seja mais significativo. Também desperta o interesse daqueles que podem vir a ser os futuros estudantes. Outro ponto de relevância é que não existe aprendizado de um idioma sem que seus aspectos culturais e sociais estejam sintonizados".

Para a aluna Ana Beatriz Dias, do 2º ano do Técnico Integrado em Alimentos, “o evento foi muito atrativo principalmente para nós, que fazemos Espanhol, que sempre queremos aprender e conhecer algo novo da cultura hispânica. As apresentações mostraram um pouco da cultura de alguns países e, com essas demonstrações de dança, música e teatro, só confirmamos quão linda e cheia de emoção é essa língua que une tantos povos”.

Texto: Prof.a Aline Renó

Revisão: Camilo Barbosa