Mulheres Mil

Câmpus Machado conta com salão de beleza para cursos do Pronatec e Mulheres Mil.

Desde maio deste ano o câmpus Machado conta com um novo salão de beleza para os alunos do curso de Assistente de Cabeleireiro, desenvolvido pelo Mulheres Mil. O público alvo são mulheres a partir de 16 anos, em situação de vulnerabilidade socialO projeto tem como objetivo inseri-las no mercado de trabalho, promover a igualdade e a melhoria da qualidade de vida. Além das aulas teóricas e práticas, gratuitas, as alunas recebem um benefício de R$ 180,00 como auxílio para a alimentação e outras despesas.

Estrutura física

O salão, localizado ao lado da sala do Centro de Educação a Distância e da Fadema, contém cadeiras para corte, lavatórios, kits de escova progressiva e hidratação, pintura, espelhos e todos os materiais necessários como secador, chapinhas, pincéis etc.

Segundo a coordenadora do Mulheres Mil, professora Letícia Sepini, “estamos com um projeto para ampliar ainda mais o salão, uma vez que a procura tem sido muito grande”. Atualmente, 20 mulheres participam do curso de maquiagem no local, pelo Pronatec, e outras 29 do curso de assistente de cabeleireiro. A professora destaca que as estudantes são esforçadas e muitas são chefes de família.

Atividades práticas e teóricas

Além das atividades profissionalizantes, as mulheres participam de aulas teóricas como português, matemática, saúde, cidadania, direitos da mulher, inclusão digital e cooperativismo. Nos conhecimentos específicos aprendem técnicas de colorimetria (como pintar cabelos), hidratação, lavagem, escova, tintura etc.

A aluna Lucília de Oliveira destacou a importância de ter este espaço na instituição, uma vez que o salão contribui muito na aprendizagem. Para Maria Alice, outra estudante, traz novos conhecimentos no âmbito profissional e pessoal. Já Alessandra Freitas, do curso de maquiagem, disse que agregará valor a seu trabalho no dia a dia.

Além do assistente de cabeleireiro, o câmpus oferece o curso de operador de computador e estão previstos, para o segundo semestre, os de auxiliar de cozinha, cabeleireiro e novamente operador de computador.

Curso de Maquiagem

O curso de maquiagem é desenvolvido pelo PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). As aulas acontecem as segundas e terças feiras, com carga de 160h. As atividades tem início as 19h, no salão de beleza do Instituto Federal, com aulas ministradas pelas professoras Letícia Sepini e Telassim Zambalde.

As atividades práticas tratam da escolha certa da base e do pó, técnicas de esfumar os olhos, uso adequado das sombras etc. Para adquirir experiência, as alunas maquiam umas as outras. Elas também recebem conteúdos básicos como português e inglês, por exemplo. Segundo a coordenadora do Pronatec em Machado, Débora Jucely, “a estimativa é de que cerca de 80% dos alunos do programa concluam seus cursos em 2014.”

Texto e fotos: Nathalie Rigotti

Revisão: Camilo Barbosa